Especialista reforça a importância da secagem correta entre os dedos e da hidratação para evitar ressecamentos

 

Na hora dos cuidados diários, os pés são muitas vezes deixados de lado. Quando isso acontece, o resultado pode ser visto e sentido: pele grossa, ressecamento, descamação e até formação de odores.

 

Para manter a saúde dessas extremidades durante o inverno, Cássia Pimentel Domingos, docente de podologia do Senac Campinas, reforça que nessa época mais seca é importante redobrar a atenção com a ingestão de líquidos, pois a hidratação vem de dentro para fora.

 

Além disso, a hidratação externa pode ser realizada com cremes próprios a seu tipo de pele. “É recomendado a procura por profissionais (dermatologistas e podólogos), caso haja dúvidas. Importante também, a maneira como este creme é utilizado. Nada em excesso, mas o suficiente para uma boa hidratação.”, explica a docente.

 

Outro ponto de atenção, segundo ela, é em relação à secagem dos pés. “Entre os dedos não pode ficar úmido. Quando for usar hidratante na região, cuidado para não deixar acúmulo do mesmo entre os dedos, isto provocaria uma umidade não benéfica à saúde dos pés”, esclarece Cássia.

 

Confira alguns mitos e verdades sobre pés segundo a docente do Senac:

 

Verdade: suor em excesso e meias apertadas e sintéticas oferecem maior risco ao desenvolvimento de micoses. “Para evitar esse desconforto, melhor optar por meias de algodão, pois absorvem o suor, mantendo assim os pés mais sequinhos. Para os homens, já existem, inclusive, as meias sociais de algodão de várias cores”.

 

Mito: uso de esmalte enfraquece as unhas. “Depende muito da estrutura da unha e do esmalte utilizado. Caso tenha uma unha saudável, não haverá problemas. Mas, tendo patologia como fungos e lesões, é aconselhado primeiro tratá-las e só depois voltar a utilizar os esmaltes”.

 

Verdade: formato das unhas pode facilitar o encravamento. “A anatomia dos dedos interfere nessa questão. Por isso, a importância de consultar um profissional desta área. Nem sempre o corte reto será o mais indicado”.

 

Mito: bolhas devem ser estouradas. “Forçar o estouro das bolhas pode causar inflamação no pé. Evite atrito até que a área esteja cicatrizada”.

 

Verdade: sapato fechado pode causar calos. “Na maioria das vezes, os calos são causados por conta do uso de calçados indevidos ao longo dos anos, causando atrito e pressão nos pés”.

 

 

Serviço

Senac Campinas

Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro

Informações 19 2117-0600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *