Tempo de Reflexão
Por Ana Geremias

As igrejas cristãs celebram deste quarta-feira o período litúrgico conhecido como Quaresma, 40 dias que antecedem a Semana da Páscoa, com o Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição de Jesus Cristo. É um momento importante espiritual para uma reflexão sobre diversos momentos da vida, independente da religião que seguimos, mas com um significado importante para a concepção de vida e a essência humana.
Muitos, neste período de Quaresma, buscam o jejum. Outros, abster-se de tomar refrigerante, bebidas alcoólicas, parar de fumar, entre outros hábitos. É claro que as razões são válidas e, principalmente, simbólicas. A mudança de atitude, entretanto, é o ponto alto desta reflexão e que, sem dúvida alguma, todos nós podemos colaborar, neste sentido, para tornar o mundo mais tolerante, justo e fraterno.
Quando se fala de mudança de atitude, pensamos em grandes atos mas é nos pequenos que as mudanças se processam. Por exemplo: dar lugar no ônibus às pessoas idosas; não estacionar carros em locais que não temos autorização, como específicos para idosos ou pessoas com deficiência; dar exemplo aos filhos e não jogar lixo no chão; ser taxativo contra os chamados jeitinhos brasileiros; não mentir e não agir de forma egocêntrica; ou seja, mudar hábitos que possam, iniciados neste período, tornar práticas diárias de boas condutas e bons exemplos.
Nos pequenos gestos que se iniciam grandes mudanças. Se cada ser humano, no seu âmbito familiar, mudar atitudes para bons exemplos e, assim, contaminar de forma positiva todos em sua casa e vizinhança, é possível que possamos tornar este mundo um lugar melhor para se viver. Criticar o outro ou desabafar simplesmente em redes sociais não é o caminho adequado para as mudanças. Atitudes novas, vida nova.
Esta é a reflexão para todos nós nesta Quaresma. Ótimo semana a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *