Há pelo menos dois anos os sucos, assim denominados “funcionais” fazem sucesso nos copos brasileiros, e não é para menos: a alquimia das boas combinações de ingredientes pode auxiliar, a longo e médio prazo, o bem-estar e a longevidade. Uma das composições mais populares de Suco Verde, (com gengibre, limão, couve-manteiga e água de coco) tornou-se, no Brasil, o verdadeiro abre-alas para esta prática especial de alimentação complementar e, hora ou outra, divide espaço com mais receitinhas e dicas diferenciadas incorporadas aos cardápios diários.

Para quem gosta do assunto, a nutricionista da Rede Vitória Hotéis, de Campinas, Priscila Busch, que integra, também, a equipe profissional do Esquinica Natural (restaurante especializado em almoços e sucos naturais) apresenta algumas combinações diferentes e alternativas, principalmente para quem abusou na comilança, durante as festividades de final de ano ou está nos preparativos do Carnaval. Anote!

O que estes sucos têm?

Vale lembrar que os sucos funcionais precisam ser compostos de ingredientes auxiliadores na limpeza hepática e excreção de toxinas presentes no organismo, como, por exemplo, as toxinas que captamos do meio ambiente e nos alimentos que consumimos sem perceber. “Absorvemos toxinas diversas ao longo da vida, vindas da poluição do ar, agrotóxicos, medicamentos, aditivos alimentares como os corantes, acidulantes, conservantes… o suco precisa ter ingredientes que favoreçam a produção da enzima responsável por tornar estas substâncias tóxicas solúveis em água, fáceis de serem excretadas pela urina.”, complementou Priscila. De acordo com a nutricionista o ideal é que a bebida seja consumida em jejum, antes do café da manhã, pois este é o período em que o corpo absorverá melhor os nutrientes presentes e, com o fígado mais ativo, o processo de excreção estará facilitado. Ela lembra ainda que as combinações são eficazes quando há consumos regulares e que o acompanhamento prévio de profissionais da saúde, especializados, é  sempre importante.

Combinações Alternativas e Benefícios


Blueberry, laranja, cenoura, linhaça dourada e mel
A blueberry (também conhecida como Mirtilo) é uma fruta rica em fibras, contém antioxidante (flavonoides), que auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, e sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio); seus benefícios à saúde são: combate aos radicais livres (envelhecimento celular), contribuição para a boa circulação sanguínea, redução dos níveis de colesterol sanguíneos, melhora na visão, é também anti-inflamatório, previne doenças cardiovasculares, reduz os níveis de glicose do sangue; a linhaça possui ômega 3, vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do intestino, também reduz os níveis de colesterol sanguíneo e auxilia na saciedade, regula os níveis de pressão arterial, melhora os sintomas da menopausa e da TPM (Tensão Pré Menstrual); a linhaça também contém lignanas, que são fitoestrógenos (semelhante ao hormônio estrogênio) e reduzem o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

 

 Laranja, abacaxi, gengibre e gojiberry

A gojiberry é conhecida como a fruta do bom humor por conter importantes aminoácidos, como o triptofano e a isoleucina, que contribuem para a produção da serotonina (neurotransmissor do humor, prazer e bem-estar), além disso, contém cálcio, magnésio, selênio, ferro, vitamina C e betacaroteno, importante antioxidante que regula os níveis de pressão arterial, melhora a resistência dos vasos sanguíneos, reduz os níveis de colesterol e reduz o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Maracujá, limão siciliano, erva-doce e hortelã 

O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, fibras e minerais como cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Por conter flavonoides e carotenoides, possui propriedades antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce, controlando os níveis de colesterol sanguíneos, regulando a pressão arterial, reduzindo a incidência de doenças cardiovasculares; além disso, contém substâncias que atuam no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, relaxantes musculares e analgésicos. O limão siciliano é uma fruta rica em vitamina C, que auxilia no funcionamento do sistema imunológico; além disso, contém potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B, nutrientes que são responsáveis por favorecer o bom funcionamento do metabolismo, facilitando a perda e manutenção do peso corporal, controlar os níveis de pressão arterial, melhorar o sistema circulatório, prevenir aparecimento de câncer. A erva-doce auxilia ainda na prevenção de cólicas intestinais.

Abacaxi, berinjela, ameixa seca, gengibre, limão e mel

A berinjela e a ameixa seca possuem antioxidantes, como flavonoides, resveratrol, que regulam o nível de glicose sanguíneo, regulam a pressão arterial, melhoram a resistência dos vasos sanguíneos, reduzem os níveis de colesterol, reduzem o aparecimento de doenças cardiovasculares; a laranja, rica em vitamina C, importante antioxidante que previne aparecimento de câncer e reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), melhora o sistema imunológico do nosso organismo.

Dica Extra: Salsa no Copo!
Para muito além dos molhos e pratos marcantes a salsa é um alimento estimulante e desintoxicante, excelente para ser incorporado aos sucos funcionais. Um pouco de Salsa e você estará ajudando os processos diuréticos do organismo, reduzindo aquele aspecto incômodo de inchaço e retensão líquida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *