A tarefa de casa agora é digital. Sem papel ou caderno. O aluno faz tudo no computador, on-line, em qualquer hora ou local. Os livros e apostilas continuam sendo usados para consultas, mas a lição é toda feita no computador, celular ou tablet. E chega ao professor pela internet.

Esta é a realidade dos estudantes do Ensino Fundamental 2 (6º, 7º, 8º e 9º anos) e do Ensino Médio da Escola Integrada Educativa, de Sumaré. A tarefa digital, que está sendo implantada neste ano, chega para integrar ainda mais o universo escolar com o mundo digital. “Esta é uma geração antenada com a tecnologia. A inovação na maneira de fazer a lição de casa é uma forma de estimular ainda mais os alunos” comenta Valéria Frezzarin Faé, diretora da Educativa.

A mudança já apresenta resultados. O coordenador pedagógico Éber Alves afirma que os alunos estão mais empenhados com as tarefas de casa. “Percebemos que eles estão ficando mais tempo na escola para estudar. Estão se dedicando mais às tarefas de casa”, comenta.

A Escola Integrada Educativa montou uma sala de estudos com computadores ligados à internet. O espaço pode ser usado por todos os alunos, principalmente os que têm dificuldade de acesso à internet em casa. “No período oposto ao das aulas, o aluno pode usar a sala de estudos para fazer as tarefas e se preparar para as provas”, explica Éber. Na sala de estudos, um professor fica à disposição dos alunos para sanar dúvidas.

 

Benefícios

A tarefa digital tem uma série de vantagens. O aluno tem a resposta do exercício assim que termina. Se estiver errado, ele tem a chance de refazer. E se a dificuldade for de boa parte da classe, por exemplo, o professor é informado via plataforma. Com isto, ele pode repassar o conteúdo e eliminar as dúvidas.

 “O próprio sistema aponta as dificuldades encontradas pelos alunos, que nem sempre tiram todas as dúvidas com o professor. Mas pelo sistema o professor é informado automaticamente”, exemplifica Valéria. Além disto, o professor consegue acompanhar o tempo que o aluno se dedicou à tarefa e quantas vezes tentou resolver determinado exercício.

Através da plataforma, o estudante pode consultar diversos conteúdos, como mapas, pesquisas, artigos ou até mesmo materiais selecionados pelo professor. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio também têm acesso a mais de 100 mil questões de vestibulares.

Aluno do 1º Ano do Ensino Médio, Felipe Mitsunori Uehara, 14 anos, aprovou a mudança. Ele diz que com a tarefa digital é possível avaliar melhor seu desempenho na escola. Para ele, outra vantagem é a flexibilidade. “Eu costumo ir para São Paulo nos finais de semana. Agora, dá para aproveitar e fazer a tarefa durante a viagem”, diz.

 

 

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