Reforçar a vocação da cidade como polo da indústria criativa, cultural e artística, além de jogar luz sobre o design, são objetivos da Semana

Discutir sobre formas, cores e criação na arquitetura, na decoração e nas artes passou de tema restrito às altas rodas intelectuais para o dia a dia das pessoas. É nítido o aumento do interesse no design, que passa a ter uma exposição cada vez maior e grande presença no cotidiano.  O design ganhou força também com os eventos que promovem esse conteúdo nas principais cidades do mundo, sendo a Semana de Milão a principal referência.

Campinas é um dos polos nacionais da indústria criativa, cultural e artística. Desta forma, para reforçar essa vocação, acontece – entre os dias 19 e 28 de março – a Semana Design Campinas, que vai aprofundar o debate entre os profissionais de arquitetura, decoração e arte, além de trazer aproximação maior com o público em geral. “Não só os profissionais do segmento, mas também os consumidores finais têm mais interesse em entender as propostas de design de forma mais consistente. O que antes seria uma compra por impulso, hoje requer um olhar mais cuidadoso, uma reflexão em relação ao posicionamento da marca”, comenta o organizador do evento, o publicitário Lenine Faria, especializado no segmento de arquitetura, da agência Prosa. Segundo Faria, a força do design se deve à democratização do conteúdo.

Inédita na cidade, Semana Design Campinas promoverá conteúdo nas principais lojas do segmento e em um evento de lançamento, que vai trazer grandes nomes da área. O festival urbano envolverá palestras diárias, lançamento de produtos, talks com temas emergentes do design, instalações, exposições, festas, entre outros eventos, que permitirão conexões entre mais de 20 grandes marcas e os principais profissionais do setor. Os consumidores finais também terão acesso às principais tendências para 2018 dentro das lojas anfitriãs.

A semana tem parceria técnica da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD). “Eventos como esses ressaltam a importância do design como ferramenta de resolução de problemas, agente de desenvolvimento econômico-social e melhoria da qualidade de vida das pessoas. É uma honra participar”, ressalta Silvana Carminati, presidente da associação.

Design: relevância e significado

O mercado sabe que o consumidor atual se interessa sobre o tipo de material que o produto é feito, sua relevância e seu impacto social. Essas questões envolvem mais do que escolhas estéticas, dando lugar a uma postura política de consumo. “Arquitetura, decoração e arte são áreas ligadas ao estilo de vida e, por conta disso, são cada vez mais relevantes e significativas”, continua o organizador Lenine Faria.

A Weiku do Brasil, uma das maiores fabricantes de janelas e portas de PVC do país, é apoiadora da Semana. “Esperamos trocar muitas experiências com todos os profissionais da área, além de conhecer e mostrar produtos exclusivos e personalizados, gerando sinergia entre todos os participantes”, comenta Philipp Kilian, gerente comercial da empresa.

A Elettromec, marca que oferece soluções para ambientes gourmets e cozinhas, também apoia a iniciativa. “O principal objetivo é divulgar a cultura do design. Esperamos que seja um novo caminho para vivenciarmos as mudanças do mercado e seus impactos na arquitetura e na decoração”, afirma Ana Paula Hofman, gerente de comunicação da marca.

Semana Design Campinas

De 19 a 28 de março de 2018

Eventos nas principais lojas do segmento da cidade

 

Evento de lançamento: 19 de março

Local: Vitória Hotel Concept Campinas

 

Redes sociais

Informações sobre palestras, eventos e inscrições da Semana Design Campinas nas redes sociais:

instagram/semanadesign ou facebook/semanadesignoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *