O início do segundo semestre é o momento para voltar aos trilhos, garantir boas notas e evitar a repetência escolar. O risco é maior quando o aluno entra no Ensino Fundamental II, pois quanto mais a maturidade avança, maiores são as dificuldades. Em paralelo, conforme a criança cresce, é preciso dar-lhe mais autonomia. O discernimento e a parceria entre escola e pais são fundamentais nessa fase para recuperar o aprendizado sem maior estresse e assegurar o término do ano letivo com sucesso.

“Educar não é tarefa fácil, nem para a família e nem para a escola. Ambas têm funções importantes na educação das crianças e precisam dialogar para que cada uma cumpra o seu papel e auxilie a outra”, incita Mariana Moreno Torres, orientadora educacional da unidade Parque Prado do Colégio Integral. A especialista afirma ainda que os pais precisam ser presentes e vigilantes em relação aos estudos, dando independência aos filhos, porém, sondando e lembrando sempre sobre as obrigações.
De acordo com a educadora, muitos pais comparam o tempo em que eram estudantes com essa fase dos filhos. Eles argumentam que também só estudavam e tiravam boas notas e querem exigir o mesmo dos filhos. No entanto, os tempos mudaram e hoje a criança tem muitos atrativos para se distrair, mesmo estando dentro de casa.

Mariana salienta que muitas mudanças marcam a educação nas últimas décadas e, com a chegada da modernidade e transformações sociais, chegou-se a um modelo familiar que oferece amor incondicional, um refúgio do mundo considerado estranho, competitivo e ameaçador. “Vivemos uma cultura emocional, sentimental baseada na superproteção, na qual a recompensa vem sem o devido merecimento, a permissão é dada sem critérios e defende-se sem a preocupação de considerar os fatos”, realça.

Segundo a orientadora, é importante que os valores da família venham ao encontro aos da escola para que as crianças percebam e aprendam com as atitudes e modelos convergentes entre as duas instituições. “Em uma parceria um sujeito sempre espera algo do outro. E para que isto ocorra, é preciso construir uma relação de diálogo, na qual cada parte envolvida tenha o seu momento de fala, em que exista uma efetiva troca de saberes”, observa.

Todos os processos educativos necessitam de uma participação ativa dos pais. “Escola e família devem estabelecer relações de colaboração. A família é a potencializadora do trabalho realizado pela escola, ao mesmo tempo em que a escola promove uma prática pedagógica que contribua na formação do ser, contribuindo para a construção de uma sociedade transformada“, afirma a especialista.

Como funciona na prática

Mariana alerta que o caminho é criar o hábito do estudo diário. Outra dica é recorrer ao Plantão de Dúvidas do colégio, que está à disposição o ano inteiro.

No Integral, do 6º ano em diante, para os alunos que entram no segundo semestre abaixo da média em algumas disciplinas, o colégio oferece recuperação na qual o estudante tem oportunidade de melhorar suas notas. Quem opta por fazer a prova, que não é obrigatória, recebe pelo iPad – que é a principal ferramenta de estudos – exercícios para fazer durante as férias. Se a nota do teste, realizado em agosto, for menor que a obtida na avaliação regular, é descartada e prevalece a marca conquistada anteriormente.

“É de vital importância que os pais exerçam uma relação de confiança para viabilizar o acompanhamento do filho e conseguir avaliar se a criança/ adolescente está realmente produzindo”, argumenta Mariana.

De aluna para alunos

Isabela Pereira Lima Bracalentti, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Integral Paineiras, publicou um vídeo em seu blog (www.libertapelomundo.com) com diversas dicas que melhoram a concentração e estimulam a motivação pelos estudos. “É aluno falando com o aluno, no linguajar da idade, vale a pena conferir”, frisa Mariana.

Sobre o Colégio Integral

O Integral nasceu em Campinas, em 1980, com o Curso Integral, fruto da iniciativa de um conjunto de estudantes universitários egressos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA.

Desde então, uma ideia orienta aquele que é um dos maiores grupos educacionais do interior de São Paulo: formação integrada e sensível, que valoriza as experiências de vida e prepara para os desafios do mundo contemporâneo. Busca o equilíbrio entre o prazer no aprendizado e a exigência nos resultados. Desenvolve, assim, a curiosidade e o espírito crítico, a autonomia e a responsabilidade.

Em Campinas, o Integral tem cinco unidades, Paineiras, Cambuí, Alphaville, Parque Prado e Taquaral. O Instituto está presente também em Paulínia e Vinhedo.

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