Alternativas para comer bem sem salgar no bolso; campineiro busca alternativas para realizar refeições fora de casa

 

Mesmo com a situação econômica delicada na vida das famílias brasileiras, a população não dispensa as refeições fora de casa. Para manter essa rotina mais do que bem vinda para o mercado, restaurantes buscam cada vez mais alternativas para atrair o bolso e o estômago dos clientes.

 

No Dia das Mães, segunda data mais importante para o varejo, foi registrada uma queda em torno de 8,4% no comércio nacional, observada principalmente na semana de 4 a 10 de maio, segundo indicador da Serasa Experian. Porém, alguns restaurantes na região surpreenderam-se com o movimento no domingo, que trouxe uma boa perspectiva para continuar a investir em diferenciais, mesmo no cenário de crise.

 

“Só na unidade de Campinas, nosso movimento bateu a marca de 50% acima do habitual, aos finais de semana”, diz o empresário Felipe Lopes, que assina para o Jangada Restaurante, com unidade recentemente inaugurada em Campinas. Na tradicional rede de churrascarias O Matuto o movimento também surpreendeu: “foram uma média de 500 rodízios em cada uma das unidades completas”, diz Flavio Caumo, gerente-geral das unidades completas.

 

Esse bom resultado sentido pelos proprietários de restaurantes confirma pesquisa realizada pela consultoria do IPC Marketing, que apontou a Região Metropolitana de Campinas (RMC) como responsável por 8% do potencial de consumo do Estado de São Paulo. No estudo, estima-se que a região vai atingir um volume de R$ 81,74 bilhões neste ano, um avanço de 4,70% em relação aos R$ 78,08 bilhões de 2015. Deste montante, R$ 5 bi serão destinados à alimentação fora de casa, perdendo apenas para gastos com manutenção da residência e supermercado.

 

Mesmo com os bons resultados obtidos e os restaurantes se destacarem entre as escolhas dos filhos que quiseram uma alternativa diferente às tradicionais lembrancinhas, o campineiro ainda está receoso em realizar refeições fora de casa. Prova disso é a recente pesquisa da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador que colocou Campinas entre as dez cidades mais caras para se comer fora no Brasil.

 

No Sudeste, o custo médio de uma refeição é de R$ 30,93. A média nacional é de R$ 30,48 e os campineiros desembolsam aproximadamente R$ 33,01 por uma refeição completa, que compreende do prato principal ao café, superando até mesmo a Capital. Com o cenário econômico cada vez mais instável e os preços cada vez mais competitivos, a solução é trazer alternativas que coincidem com os bolsos e ainda agradem o paladar no momento de optar por um restaurante para as refeições do dia a dia.

 

Pensando nisso, as churrascarias O Matuto, por exemplo, trazem nas unidades expressas, localizadas nos shoppings centers, pratos executivos a preços acessíveis, com a mesma variedade e qualidade características das unidades completas, que oferecem o tradicional rodízio, “Estamos migrando a tradição dos nossos produtos para as unidades Expressas com o melhor custo benefício”, explica Alvoni Madaloz, gerente da empresa.

 

Conhecida por sua pizza gigante de 22 pedaços, a Mega Pizza busca sua fatia no mercado “A pizza Mega é bastante econômica. Os 22 pedaços, servem até oito pessoas, com uma média de R$10 por pessoa, apresentando um custo proporcional”, destaca Gisele Lagos, proprietária da marca. Uma opção bem econômica para quem não dispensa a pizza nos finais de semana é a Mega Promo, aplicada aos sabores Calabresa Sublime e Mozzarella Divina, “A melhor parte é que conseguimos um preço diferenciado na pizza grande, de oito fatias, o que fica bastante atrativo para os clientes”, finaliza o proprietário Diego Lagos.

 

Outra franquia que aposta nos diferenciais é a Premiatto, primeira rede especializa em comida rápida com qualidade Premium. No cardápio há pratos executivos e mais de 150 combinações entre massas, saladas, risotos e grelhados, servidos com agilidade e preços acessíveis nas praças de alimentação espalhadas em shoppings pelo Brasil.

 

Já as franquias campineiras do L’Entrecôte de Paris, conhecido pelo seu prato único, oferece em seu cardápio o L’Entrecôte Executive, uma refeição composta por entrada e prato principal; de entrada: salada de folhas e tomate cereja com nozes ao molho de iogurte e mostarda dijon e como protagonista, o entrecôte fatiado, coberto pelo molho secreto e acompanhado de batatas fritas à vontade.

 

Mesmo os estabelecimentos mais tradicionais e de renome trouxeram opções para que os clientes possam desfrutar de boas refeições. A Romana escolheu os crepes para atrair o público com um Festival que traz várias opções de sabores, tanto salgado quanto doce.

Já o restaurante Jangada trouxe o rodízio de peixes como alternativa: “Esse é um serviço que já aplicávamos às demais unidades que alia a rapidez com a possibilidade de conhecer o cardápio em diferentes pratos e porções com um preço bacana”, destaca Felipe Lopes, responsável pela unidade campineira da Rede.

No âmbito tecnológico, alguns startups vêm para ajudar o público nesses momentos de escolha e procura por pormoções e economia, como é a ideia da “Soluções para Gastronomia”, com o portal www.horaderangar.com.br, que funciona como um catálogo que traz cardápios de diferentes estabelecimentos gastronômicos, facilitando o acesso a estabelecimentos, promoções e eventos. “Nosso objetivo é facilitar o contato entre restaurantes e clientes além de reunir alternativas de maior custo-benefício àqueles que buscam um local para realizar suas refeições”, afirma Ramerson Modesto, sócio proprietário da startup. 

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