Tirar onda, mutreta e bolado – expressões comuns ao cotidiano dos que moram no Rio de Janeiro, mas que não fazem nenhum sentido para quem chega à cidade, especialmente os estrangeiros. THINK RIO é o primeiro guia que explica de forma prática os costumes cariocas em diferentes situações e desvenda mitos sobre o folclore e o vocabulário da cidade.

 

Mais do que um livro para ajudar pessoas de todos os países a entender o Rio, THINK RIO busca divulgar para o mundo a cultura carioca como um verdadeiro exemplo de vida saudável e feliz, que valoriza o sincretismo, a positividade e o multiculturalismo.

 

Desenvolvido por uma equipe de escritores e pesquisadores de diferentes nacionalidades, a publicação é totalmente escrita em inglês e apresenta de forma fácil as múltiplas facetas do carioca para que pessoas de todas as partes do mundo consigam entender como a cidade funciona, também, longe dos famosos pontos turísticos.

 

Ao se mudar para o Rio, há 15 anos, o italiano Riccardo Giovanni, editor do livro, se deparou com algumas dificuldades para entender e lidar com a cidade. A partir disso, surgiu a ideia de criar o I Love Rio (https://iloverio.com/), plataforma online com mais de 25 mil páginas de conteúdo em inglês e outros sites menores em 70 idiomas. “Até onde sei, é o maior portal do mundo sobre uma única cidade. Quando cheguei ao Rio, percebi que faltava um lugar que oferecesse informações qualificadas sobre o jeito da cidade, focando nas coisas boas que tem para oferecer, sem esconder o lado negativo”, lembra Riccardo.

 

Com o lançamento do THINK RIO, ele busca internacionalizar a cultura que o conquistou: “Os pontos turísticos cariocas são mundialmente conhecidos; com a internet, todos já sabem como é o Cristo Redentor ou o calçadão de Copacabana. Mas, para os estrangeiros, nem sempre é fácil entender como é a vida de quem vive aqui. E, quero enfatizar, foi justamente o jeito de levar a vida do carioca que me encantou”, revela o italiano.

 

O livro dá dicas que parecem óbvias, mas que são de extrema importância para os estrangeiros que chegam à cidade, como etiqueta em reuniões sociais ou de negócios, a roupa certa para usar tanto na praia quanto na igreja, segredos da medicina popular, da música, das crenças e do futebol carioca – passando até pelo tradicional churrasco de domingo e pelos diferentes cortes da carne brasileira. No decorrer do texto, o leitor encontra QR codes que estendem o conteúdo na internet para estudos acadêmicos e outras publicações sobre os temas. Além disso, os QR codes permitem que um leitor compartilhe uma página do livro usando um celular ou tablet.

 

“Este projeto é uma forma de agradecer por todas as alegrias e experiências que a cidade me proporcionou”, explica ele. “por isso, meu objetivo é enaltecer o que tem de bom aqui. Costumo falar para os amigos de fora que se todo mundo fosse carioca, teríamos um mundo melhor”, afirma Riccardo.

 

THINK RIO ressalta o orgulho de ser carioca e a riqueza cultural da cidade, explica o que é um “carioca da gema” e um “carioca do coração”, além de traduzir expressões genuinamente brasileiras como “a cobra vai fumar”, “acordar com a macaca” e “cor de burro quando foge”.

 

“Acredito que a minha visão de estrangeiro foi enriquecedora para organizar o livro, tentei explicar um pouco da cultura carioca numa perspectiva em que diferentes nacionalidades pudessem entender. É o tipo de publicação que eu gostaria de ter lido quando desembarquei por aqui”, finaliza Riccardo.

 

 

Sobre o I LOVE RIO:

O I LOVE RIO (https://iloverio.com/) é um projeto de porte internacional, fruto de anos de trabalho concebido para mostrar a cidade e o estado do Rio de Janeiro em perspectivas históricas, turísticas e culturais como nunca feito antes, para nenhuma região do mundo.

 

Foi lançado no dia 26 de julho de 2016 numa cerimônia única em que o símbolo do I LOVE RIO foi projetado no Cristo Redentor.

 

 

Serviço do livro:

THINK RIO – A guide to the Carioca Soul

610 páginas

Preço: R$69,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *